terça-feira, 17 de maio de 2016

O Dilema das Lentes de Contato

lente-de-contato-branca-solflex-hype-solotica-frete-gratis-23157-MLB20242026498_022015-F

As lentes de contato, apesar de muito práticas, ainda são vistas como vilãs por muitas pessoas. O terror ao redor do assunto é tamanho, que muitas ficam com medo de testar acreditando que elas só vão trazer problemas. Então, por quê não esclarecer alguns mitos e verdades para que você possa perder o medo e se decidir se quer usar ou não?

Existem dois tipo de lentes de contato: as estéticas e as de tratamento. As lentes estéticas podem ser definidas como aquelas coloridas que tem funções como mudar a cor da pupila, aumentar ou até mesmo diminuir; enquanto as de tratamento são as lentes de grau para pessoas que não gostam de usar óculos.

 

Dicas:

1. Nunca durma com as lentes, um cochilo até pode, mas na hora de dormir não esqueça de tirar. 

2. Não coloque a mão suja no olho, sempre que for retirar as lentes lave a mão com sabão neutro.

3. Troque o líquido de limpeza do pote de guardar lentes todo dia.

4. Sempre ande com o potinho e o líquido de limpeza na bolsa, nunca se sabe quando um “corpo estranho” decidirá navegar no seu globo ocular; ter estes itens em mãos é essencial para evitar fungos e bactérias, pois você sempre terá seu kit de “primeiros socorros” se necessitar retirar as lentes e colocar novamente.

5. Sempre deixe um pouco do líquido de limpeza na lente antes de colocar nos olhos, isso a deixará mais úmida e mais confortável.

6. Para pessoas com olhos secos, é essencial o uso de colírio para umidificar a lente umas 3 vezes por dia.

7. Sempre observe, antes de colocá-las no olho, se estão limpas e do lado correto (para saber o lado certo ela deve parecer uma tijelinha, arredondada, se estiver como uma bacia, com as pontas para fora, está do lado contrário e tudo ficará embaçado! Depois de algumas aplicações você pega prática e fica fácil de identificar.

img_16312_ins_78726_orig

putin5_br

 

Mitos:

1. As lentes de contato não te fazem lacrimejar e ficar chorando por aí.

2. As lentes não são problemáticas, não é porque você está usando que cairá algo no seu olho, uma vez por mês pelo menos deve acontecer algo do tipo, mas isso acontece com qualquer um, a diferença é que se você está de lentes a sujeira pode agarrar nela e a sensação se tornar incômoda, mas fique calmo, a dor é pequena e você não irá morrer, basta ter seu kit em mãos para que retire, lave e recoloque a lente, e voilá!

3. Lentes de contato não são incômodas, depois que você as coloca da maneira certa no olho, você não sente que ela está lá.

4. Não é porque ela é uma lente de contato que irá pegar fungos e fazer você ficar cego, se utilizadas da maneira correta, elas nunca se tornarão um problema.

5. Para as mulheres, as lentes não são empecilho à maquiagem, a mesma pode ser feita normalmente, forte, fraca, com lápis, sem lápis… As vezes o lápis ou delineador pode sujá-las na aplicação, mas conforme você pisca, o produto sai das lentes... Então Abuse!

 

Fatos:

1. Sua sensibilidade ocular se torna bem mais baixa com o uso frequente das lentes, com o tempo, as poeiras e sujeiras que caem no seu olho passam a não te incomodar tanto e a sensação fica bem fraca.

2. Após passar muitas horas com o acessório, seus olhos podem se sentir cansados, o ideal é que você retire as lentes, e no caso das de grau, ponha os óculos.

 

Como limpar suas lentes de contato?

A limpeza das lentes não é uma regra, você não precisa realizá-la rigorosamente todos os dias, o ideal é somente realizá-la, principalmente se você usou maquiagem, para retirar possíveis resíduos dos produtos (como resquícios de rímel, aquelas bolinhas pretas sempre tendem a agarrar na lente após a retirada e são incômodas aos olhos).

Após lavar as mãos, coloque a lente (uma por vez) no centro da palma de sua mão e jogue o líquido de limpeza até banhá-la, depois abra e feche a mão algumas vezes como se fosse apertá-la; feito isso, pegue a lente com a outra mão e coloque no potinho.

 

E agora? Me ajuda!

Foi dormir na casa de uma amiga ou namorado e esqueceu o pote de guardar as lentes? Não se desespere, pegue soro fisiológico e um  pote qualquer. Lave bem o pote com sabão neutro, coloque soro nele e guarde as lentes. Você provavelmente não irá conseguir aplicá-las no dia seguinte pois não estarão pegajosas como devem ser, mas isso evita que elas sequem e quebrem e peguem parasitas (nunca aplique água da torneira na lente, Nunca!), te dando tempo para chegar em casa e guardá-las de forma correta.

 

Você pode optar por lentes definitivas ou descartáveis, as definitivas são lente feitas especialmente para você que duram o tempo que for necessário até que você perca ou seu grau aumente. As lentes descartáveis são as mais utilizadas, elas possuem tempo de vida útil normalmente de 1 mês e são mais baratas, os kits costumam vir com 3 pares (ou seja, 3 meses), para quem tem graus diferentes nos olhos é necessária a compra de 2 kits (que se torna equivalente a um uso de 6 meses – 6 pares).