terça-feira, 26 de abril de 2016

Maio se aproxima e com ele… As noivas!

bg_noivas2
Hello, people!
Aproveitando o finalzinho de abril, que tema melhor para retratar do que o mês das noivas? Você sabe de onde vem os vestidos de noiva e por quê maio foi escolhido para ser o mês das noivas? Nãoooo? Então me acompanha!
CASAMENTO: União (atualmente voluntária) de um homem ou mulher, reconhecido por lei.
Não se sabe ao certo quando surgiram os casamentos, modelos de uniões variados existiram através dos séculos. No início, o casamento era realizado por interesse: poder, riqueza, terras, nome… Em muitas desses casamentos arranjados, os noivos só se conheciam no dia, poucas horas antes, ou até mesmo na hora da cerimônia; por isto, a noiva deveria se vestir de forma especial, de modo a representar seu povo, seu lar, seus costumes, sua posição social, poderio financeiro, sua família, e claro, exaltar sua beleza que deveria ser de agrado ao noivo. Acredita-se que foi nesse momento que surgiram os trajes de noiva. Os trajes podiam ser de todas as cores, mas sempre suntuosos e indicativos.
O modelo de casamento que conhecemos foi instituído na Roma antiga, difundindo a prática social do contrato matrimonial, sendo sacramentado pela igreja católica no século IX, no Concílio de Trento. E o casamento civil foi criado na Europa na segunda metade do século XVIII, após a Revolução Francesa, pois anteriormente apenas os casamentos realizados pela igreja católica eram reconhecidos como verídicos; com as instituições baseadas na igualdade jurídica, todos passaram a ter direito de se casar, independe te de religião.
O traje matrimonial sofreu diversas mudanças ao longo dos séculos, no início da Idade Média o vestido era predominantemente ornamentado com bordados, para exibir a riqueza da família e posteriormente adotou-se o verde, indicativo fertilidade.
E o vestido branco? Apesar de outras já terem utilizado a cor, estipula-se que o vestido de noiva branco passou a ser tradição com o casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, a primeira a casar-se por amor; desta forma, o branco passou a ser visto como além do símbolo de pureza e virgindade, representação do amor. Vitória casou-se de branco, com véu e sem coroa (ato inédito).
Vestidos-de-Noiva-Rainha-Victoria
5fc0292fcb1a355734a230d01a151b27Queen_Victoria_1847-600x675

Por que maio foi escolhido como o mês das noivas? Há muitas hipóteses…
1 - Acredita-se que esta ideia seja uma tradição importada do hemisfério norte, devido ao cultivo e flores, pois a primavera atinge seu auge nessa época do ano. Esses elementos foram sendo associados à celebração do casamento e à feminilidade, gerando a ideia de que maio seria o mês das noivas.
2 – A segunda teoria também vem do hemisfério norte, e também tem conexão com a primavera, mas é datada da Idade média; numa época me que não havia sistema de fornecimento de água e em um lugar muito frio, a primavera, ou seja, maio, era o mês em que as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, pois a água não estava mais tão fria. Desta forma, as pessoas consideravam maio o momento certo para se casar, tomavam banho com flores para deixar o cheiro na pele e carregavam um ramo perto do corpo para intensificar o cheiro, daí vem o nosso famoso Bouquet!
3 – A terceira teoria vem da igreja católica, já que maio é o mês da Consagração de Maria, mãe de Jesus, sendo maio considerado o melhor mês por influência do cristianismo.
Analisando… Os casamento sempre utilizam um grande número de flores na sua ornamentação; por isso o maior grau de incidência de casamento sempre ocorre na primavera, sendo assim, no hemisfério norte o maior número de casamento ocorre em maio, mas no hemisfério sul o maior número ocorre em setembro. Mas como todo bom brasileiro, já vi teorias até sobre dinheiro, por isso os meses mais escolhidos para casórios aqui são dezembro e janeiro, devido ao 13º salário. Nos Estados Unidos, o mês mais escolhido é fevereiro, devido ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados).
E para fechar com êxito, selecionei alguns modelinhos lindos de vestidos para vocês! Vamos conferir:
155
2015-vestido-de-noiva-vestido-de-noiva-vestidos-de-casamento-vestidos-de-novia-casamento-robe-de
ersa-atelier-wedding-dresses-2015-charlotte-ball-gown-lace-bodice-sleeves-back-train1
Rosa-Clara-2011-Wedding-Dresses-Collection-1
Vestido-de-noiva-Lace-Tulle-Princess-font-b-Wedding-b-font-font-b-Dress-b-fontYAJAIDA-Atelier-e1411040020611
É isso por hoje, pessoal! Espero que tenham gostado do post!
Até a Próxima!
Beijo!