quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Moda e a Sustentabilidade

de38bf342017
Hello, people!
Um tema que vem crescendo bastante no nosso cotidiano, é a sustentabilidade. Você sabe o que significa ser sustentável? Conhece o posicionamento da moda dentro desde novo conceito? Não? Então me acompanha aqui, separei um material para deixá-los a par do assunto!
Sustentabilidade é o termo atualmente utilizado para indicar o bom uso dos recursos naturais do planeta. Sendo este, hoje em dia, um conceito essencial, várias marcas e empresas já iniciaram seus projetos sustentáveis, buscando seu desenvolvimento social e econômico sem denegrir o meio ambiente.
A moda sustentável, ou ecofashion, visa a confecção de roupas e acessórios com matérias-primas ecologicamente corretas, que respeitem as leis do trabalho e não causem impacto ao meio ambiente durante sua produção. Medidas como o uso de corantes naturais, materiais ecológicos ou seja, que se deterioram mais rápido e não prejudicam o meio ambiente, descarte correto, aproveitamento de resíduos e reciclagem; são eficazes e fazem enorme diferença. Na moda, a sustentabilidade abrange todo o ciclo de produção e consumo, desde a produção das fibras do tecido até o descarte do produto.

Adidas
Uma matéria que me chamou bastante atenção na última semana, foi sobre a Adidas. Além de descobrir que a mesma lançou há alguns anos o programa “Pegada Sustentável”, que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos calçados (o doador deve ir em alguma loja Adidas, assinar um termo de doação e entregar o calçado), onde os sapatos doados posteriormente serão reaproveitados. Este programa sofreu reajuste em 2015, Pegada Sustentável 2.0, agora abrange além de calçados, roupas de qualquer marca e estilo. Dependendo do estado da peça, ela pode ser destinada a reciclagem (aproveitamento da matéria-prima), reuso (higienização e retorno às lojas) ou geração de energia (descaracterização e transformação em combustível).
Agora a Adidas lançou um modelo de tênis fabricado a partir do lixo retirado dos oceanos. O plástico é oriundo do mar, inclusive de redes de pesca usadas por pescadores ilegais. O modelo foi chamado de Primeknit, é tricotado e por isso não gera resíduos com o processo de corte.
follow-the-colours-adidas-tenis-materias-reciclados-plastico-oceano-Primeknit-02
follow-the-colours-adidas-tenis-materias-reciclados-plastico-oceano-Primeknit-03
follow-the-colours-adidas-tenis-materias-reciclados-plastico-oceano-Primeknit-05-1

Osklen
Aqui no Brasil, a Osklen pode ser apontada como a principal marca sustentável, sempre se utilizando de materiais ecologicamente corretos, como fibras de juta, palha de seda, couro de peixe e algodão orgânico.
“Não adianta ser sustentável, se não for belo e bem feito. E não adianta também ter tudo isso se você não criou uma sedução com a linguagem de moda para ser desejada”, afirma Metsavaht, dono da marca.
tenis-couro-tilapia-branco-osklen

Armani
O grupo Armani, agora no início de 2016, se comprometeu em abolir o uso de pele animal na marca, preocupados com o direito dos animais. Essa prática estará presente a partir das coleções de inverno de 2017, que chegam as lojas no hemisfério norte no segundo semestre de 2016.
"É com muito prazer que anuncio que o Grupo Armani estabeleceu um firme comprometimento em abolir o uso de pele animal em nossas coleções", declarou o estilista Giorgio Armani.
abre-giorgio-armani-harpers-bazaar-us-543x289

Chanel
A Chanel começou a dar seus primeiros passos para o sustentável, apesar de ainda se encontrar bem longe disso, principalmente pelo uso de pele animal. Mas em seu desfile de Haute Couture de 2016, armou-se de um cenário completamente ecológico feito de madeira, sapatos de cortiça… E o convite? O convite foi todo trabalhado em uma placa de madeira com materiais orgânicos e reciclados. Nas roupas foram investidos diversos projetos artesanais, como a incorporação de materiais ecológicos como: pedaços de madeira, algodão, cortiça e papel reciclado.
Karl Lagerfeld fez questão de apontar o desfile como um de “Alta-Costura Ecológica”.
MediaFile_9749
MediaFile_9750
MediaFile_9752
pop-sustentabilidade-chanel-lanca-colecao-com-looks-sustentaveis2
pop-sustentabilidade-chanel-lanca-colecao-com-looks-sustentaveis4

Pandora
Lógico que não poderia faltar falar um pouquinho de alguma marca de joias não é? Então, minha gente, a Pandora foi uma das patrocinadoras do evento SP.ECOERA, e desfilou no dia 6 de novembro de 2013 sua coleção sustentável “Braceletes e Charms”, produzidos a partir de árvores da floresta tropical.
Joalheria-internacional-Pandora-participa-da-terceira-edição-do-SP-2-585x374
207611_360376_moments_205_copy-e1383758237676
bracelete
PANDORA-Canopy-Jóias-madeira-reflorestada
Por hoje, é isso pessoal! Espero que tenham gostado do material que coletei!
Beijo! Até a próxima!