quinta-feira, 10 de março de 2016

Oportunidade em Moda! O que isso é na verdade?

Se você acha que vai encontrar oportunidades de emprego nesse post, está enganado, o conteúdo dessa postagem é bem contrário ao que o título induz. 
A verdade é que esse post deve servir mais como um desabafo para pessoas como eu, ou que se encontram na mesma situação. Venho buscando empregos e estágios na área de moda desde antes de começar a faculdade, e me encontro há mais de 2 anos nessa busca e até o momento nada. Já mandei milhões de currículos, mas ao que parece não sou boa o suficiente nem para merecer uma entrevista.
O que eu acho mais irônico nas oportunidades que aparecem é que elas exigem experiência, na maioria dos casos, de pelo 1 menos um ano comprovada em carteira; mas gente... Como um estágio te pede experiência se ele serve justamente pra ter dar essa experiência e te preparar para o mercado de trabalho? 
A verdade é que o âmbito da moda é uma área muito ingrata, e não importa se você é bom ou não, o que importa é ter contatos. Por isso eu informo, SE VOCÊ NÃO TEM, NÃO ENTRE NESSE CURSO, pois tudo o que você vai encontrar vai ser decepção e muita dificuldade, além de uma grande vontade de desistir de tudo, jogar para o alto e mandar todo mundo se f... 
Algumas pessoas, mesmo sem contato, tem sorte e conseguem seguir em frente a partir daí, mas a maioria você nunca verá nem ouvirá falar. E se você é uma pessoa sem sorte então... Não espere cair do céu, porque logo te aviso, não cairá! 
Então chegam aqueles dias que você fica pensando, não importa se não conseguir nada por agora, quando terminar a faculdade eu abro meu próprio negócio. Primeiro ponto: você não pode terminar a faculdade sem cumprir as horas de estágio, e no caso da minha faculdade, para os pequenos infelizes que não conseguiram nada, existe a monitoria para que você possa cumprir suas horas para pegar o seu diploma, nesse caso, você passa o dia inteiro na instituição pois o horário da monitoria é contrário ao seu horário de estudos, trabalha de graça e ainda tem que gastar dinheiro na rua para comer, o que na minha faculdade não é nada barato. Segundo ponto: Você quer abrir seu negócio quando terminar o curso? Já parou para pesquisar quanto você precisará gastar para isso? E se você não tem de onde tirar esse dinheiro para impulsionar o seu negócio, vai tirar de onde? Quando se dá conta disso, você chega naquele ponto em que começa a pensar, já era, tudo vai naufragar. Aí deseja nunca ter largado o seu primeiro curso (se você fez um) que lhe daria um emprego estável e com muito mais facilidade do que aquela b... que você está cursando no momento. 
Para quem não sabia, essa é a realidade sobre os cursos de moda, todo aquele glamour Hollywoodiano que você vê nos filmes das assistentes dos estilistas e tal, não existe, pelo menos não aqui no Brasil e muito menos se você não é rico. Então ponha seus pés no chão e fique longe desse mundo se você não quer sofrer e nem se achar um m... por não conseguir nada. Mas para aqueles que querem tentar mesmo assim, Boa Sorte, que sua jornada seja melhor do que a minha e que você tenha muito sucesso! 

Beijo, povo!
Até a próxima...