quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tendência? O que é isso?

Tendência? O que você acha que significa? 

Para começar com chave de ouro precisamos definir o que é tendência, onde ela se encaixa e por quê as pessoas utilizam esse termo!

Fashionistas e profissionais de moda tendem a se apoiar no termo "tendência" que segundo o dicionário é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho e/ou agir de uma tal forma. Mas temos muitos pontos importantes dentro desse termo que passam despercebidos aos olhos dos apaixonados por moda. Primeiro ponto: Você acredita em tendência? Segundo ponto: Você sabe definir uma tendência? Terceiro ponto: De onde você acha que surgem as tendências? Quarto ponto: Você acompanha as tendências?


Agora, para chocar, digo, eu particularmente não acredito em tendências, e não acho que deveriam existir. Essa ditadura da moda que vivemos hoje em dia não é boa para ninguém, nem para sua autoestima e nem para o seu bolso. A moda está sempre em constante transformação e se você for seguir todas as tendências que são lançadas a cada dia, acredite meu amigo, você vai falir!
A verdade é que esse termo tão conhecido e utilizado no dia-a-dia, foi criado para controlar e aumentar o seu consumismo, assim como o lucro das marcas. Essa bobagem de estar na moda só existe para te deprimir, te deixar mais pobre, e enriquecer os criadores. 

Mas aí então você vai e perguntar: calma aí,você não é estudante de moda? Você não quer ser estilista? Como pode dizer essas coisas?
Sim, sou estudante de moda e quero ter minha própria marca, mas isso não me torna burra e cega. Esta é a realidade em que vivemos, alguns objetos novos são lançados, apresentados em desfiles, e ditos pelo marketing como a nova tendência! Você vai lá, muitas vezes até mesmo sem gostar, e compra porque "está na moda".

Retornado ao assunto, eu não acredito porque "tendência" não existe, isso é apenas mais uma forma de controle mental do nosso mundo capitalista, não que eu seja socialista, o que eu não sou, mas isso não me impede de criticar um pouquinho o regime em que vivo e que poderei estar exercendo no futuro.

Como as tendências são definidas? Antigamente poderíamos dizer que elas se formavam com um conjunto de desfiles que apresentavam a mesma ideia, mas aí a mídia e a televisão tomaram conta de nossas casas, e agora basta uma celebridade "criar algo fofinho" que podemos chamar de tendência, e do nada todos na rua passam a usar!

Eu acredito que estar na moda é se vestir bem e se sentir bem com sua forma de vestir, e não seguir padrões criados pela mídia para ganhar o seu dinheiro! 

E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Beijo!
Até a próxima!